quarta-feira, 23 de junho de 2010

AS MULHERES CELTAS E SEU MOMENTO SAGRADO - DERGFLAITH



Texto de Lilly Rose. Inspirado e Adaptado de Andy Baggott, "Rituais Celtas", Editora Madras. Imagem Fonte: www.magickalgraphics.com


AS MULHERES CELTAS E SEU MOMENTO SAGRADO - DERGFLAITH


Para a Antiga Sociedade Celta, Homens e Mulheres eram considerados iguais. O Sagrado Feminino representado pela Grande Deusa Mãe, trazia este Mágico e Natural Equilíbrio.
Nas Tribos, Homens e Mulheres eram respeitados entre si. Pois reconhecendo as potencialidades e limitações de cada sexo, as pessoas aprendiam a conviver melhor umas com as outras, beneficiando a própria Tribo.

As atividades eram igualmente distribuidas e nunca haviam pessoas demais a exercer o mesmo ofício . Ou pessoas de menos em qualquer outra tarefa, porque equiparando suas atividades, cada Tribo encontraria naturalmente seu equilíbro interno.

Somente em um único momento as Mulheres afastavam-se de sua Tribo. Era a ocasião da "Soberania Vermelha" ou "DERGFLAITH", ou seja, o Período Lunar ou Menstrual. Um Período considerado pelos Celtas, Sagrado. Nele as Mulheres eram vistas como Seres Abençoados, Purificadores e Santificados.

Naqueles tempos como todos viviam próximos à Natureza, tinham uma dieta alimentar saudável. Comendo e vivendo então em Harmonia, as Mulheres estavam intrinsecamente ligadas às Fases Lunares. Logo era natural ovularem e menstruarem, todas ao mesmo tempo.

Para os Celtas quando uma Mulher menstruava, toda a energia descendente de seu sangue, a conectaria c/ a terra tal qual uma âncora. Tal ancoragem lhe permitiria conhecer os mais elevados domínios Espirituais da Sabedoria, não acessíveis aos Homens.

Durante o "DERGFLAITH" as Mulheres de uma Tribo dirigiam-se a Bosques ou à Fontes Sagradas. Ali construíam uma cabana confortável onde poderiam reunir-se , compartilhar pensamentos, e buscar soluções para problemas de sua Tribo.

Hoje em nossa Sociedade as Mulheres trabalham tanto ou mais que os Homens, sangrando ou não. E o Período Menstrual (pricipalmente no Ocidente), é visto como um estado inoportuno, incômodo, que desperta diversas demosntraçãos emocionais conhecidas pelo nome de T.P.M, "Tensão Pré Menstrual"


Tanto Homens como Mulheres consideram a T.P.M um momento desagradável. Muitas chegam a tomar comprimidos específicos, somente para não menstruarem porque não querem sentir cólicas, desconforto, etc...

Ou seja, a própria Mulher vem desligando-se de sua Natureza Mágica com a Abençaoda Mãe Terra. O desconforto gerado neste período decorre normalmente de uma alimentação excessivamente industrializada e do stress, ao qual a Mulher acaba por absorver deconcetando-a de sua Essência Natural.

As Mulheres precisam resgatar seu Poder e Santidade do "DERGFLAITH", e reaprender a respeitar seu Corpo. O Corpo Feminino deve ser para a Mulher seu Templo, portanto tratado como tal.
Para isso alimentos naturais em maior quantidade, muita água, evitar álcool e fumo já serão um ótimo início.

Quanto aos Homens, já está mais do que na hora de aprenderem a respeitar esta Abençoada condição concedida pelo Divino às Mulheres. Mesmo que suas Parceiras não tenham consciência disso, o Homem perspicaz ajudará sua Companheira nesta reconexão Santificada. Ao invés de simplesmente ignorá-la ou desrespeitá-la.

Pois quando o Homem desrespeita a Mulher está a desrespeitar a si próprio, uma vez que a Natureza Divina do Homem e da Mulher é uma só.



Aromas de Rosas...

Lilly Rose