sábado, 14 de março de 2009

O PEQUENO GLOSSÁRIO DO CLICK DAS FADAS


Texto de Lilly Rose, adaptado de diversos Autores.Imagem Fonte: www.recadosonline.com





CALCITA - Cristal que auxilia na expansão da consciência e beneficia a capacidade de projeção astral. No plano físico atua no Sistema linfático, curando males e disfunções renais.


CAMELOT - Ainda que Camelot pertença para muitos, exclusivamente às Lendas Arthurianas, outros Estudiosos acreditam que este fantástico Reino existiu e tratar-se-ía do Castelo de Cadbury. Outras referências situam Camelot no Páís de Gales, ou na Cornualha, perto de Tintagel.


CANALIZAÇÃO - Processo de abertura do Canal da Intuição, que nos permite entrar em contato com energias de outros Planos, responsáveis pela nossa proteção e orientação durante o tempo em que estamos como parte integrante destas forças Cósmicas Universais, e dentro dos limites do Campo Material.


CHAKRA - Do Sânscrito, Chakra significa Roda. Em nosso Corpo existem canais por onde circula nossa Energia Vital. Os Sete pontos onde estes traços de Energia ficam mais próximos do Corpo, são chamados de Chakras Principais. O equilíbrio dos Chakras resulta no bom funcionamento dos Corpos Físico e Mental.


CARREGAR - Na Magia Natural, seria inserir poder pessoal a um objeto. O mesmo que imantar ou energizar.


CELTAS - Antigo Povo cujos primeiros registros históricos datam da Idade do Bronze. Viveram aproximadamente entre 1.800 A.C a 1.500 A.C. Espalharam sua Descendência posteriormente por toda a Antiga Europa. Amantes da Natureza, os Celtas formaram uma Cultura Matriarcal repleta de Magia e Espiritualidade.


CERRIDWEN - Antiga Deusa Celta, conhecida como a Deusa dos Encantamentos. Dominava também todos os Mistérios e Revelações sobre a Morte, Fertilidade, Inspiração, Poesia, Magia, Ciência, Astrologia, Regeneração, Conhecimento Mágico e Curativo das Ervas. Pode ser chamada também de Ceridwen, Caridwen, Deusa da Lua, Grande Mãe, Deusa dos Grãos e Deusa da Natureza.


CHARLES PERRAULT - Escritor e Poeta francês, do Século XVII, que estabeleceu base para o surgimento do Gênero Literário " Contos de Fadas ". Por tal Mérito foi-lhe conferido o título de " O Pai da Literatura Infantil ".


CHAVE DO NILO - Também chamada de Cruz de Ankch ou Ansata ( de "ansa" ), termo este muito antigo e poético para referir-se à asa. Simbolizava a Vida no Antigo Egito.


CÍRCULO - Representa a Perfeição harmonizada, ausência de distinção ou divisão. O Círculo representa o Céu Cósmico. No Zen - Budismo, os desenhos circulares conncêntricos representam as etapas do aperfeiçoamento Interno. A Forma Primordial do Círculo significa a Espera, o Ovo do Mundo. Por excelência, é o símbolo do Tempo da Roda da Vida.


CONSCIÊNCIA RITUAL - é o estado alterado de nossa consciência atingido por um Intercessor Meditatório ou Mestre, através da visualização ou de um Ritual, que induziria ao despertar Divino e Benéfico da Magia Natural, latente em cada um de nós.


CONTOS DE FADAS - Gênero Literário, popularizado principalmente pelo Francês Charles Perrault. Como narrativa Infantil surgiria na Europa durante a Idade Moderna. Sua maior Fonte seria a tradição Oral com a inclusão da Moralidade. Tais Histórias foram transmitidas através de gerações em gerações ao longo do Tempo. Já dentro de um Contexto mais maduro abordado por exemplo, por Richter & Merkel, os Contos de Fadas manifestariam o desejo das Classes oprimidas de libertarem-se de sua condição social de Inferioridade.


CRISTAL - A Palavra Cristal deriva do grego " Krystallos " e significa " gelo transparente" , numa referência à aparência do Cristal de quartzo transparente. Os Cristais de uma forma geral, são considerados Agentes de Energização. É necessário conhecer suas propriedades terapêuticas à fundo, pois cada um apresenta determinada propriedade energética, sutil e vibracional, benéfica, desde que utilizada de forma correta ao Ser Humano.



CROMOTERAPIA - A primeira Obra que tratou o tema Terapêutico das Cores, a Cromoterapia, surgiria em 1877 mencionando apenas duas cores : o Vermelho, agindo como estimulador e o Azul, como ação calmante. A Visualização das Cores hoje é considerada uma forma potencializadora de efeito curativo. O principal na Cromoterapia é descobrir que cor a pessoa a ser tratada necessita, e para isto basta saber como ela se encontra psicológicamente, e pesquisar nas propriedades das Cores, qual delas será a mais indicada à pessoa.


CRUZ SOLAR - Ou Disco Solar, ou "Challice Well", relaciona-se à História do Rei Arthur, que considerava que o poço do Santo Graal possuíria esta imagem ao fundo.



PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS NESTE POST :

1- Ana Elizabeth Cavalcanti da Costa, Fascículo Wicca- Magia, História e Arte, Editora Mythos.


2- Ana Maria Lisboa de Mello e Dalva Rigon Leonhardt, Charles Perrault, Editora Kuarup.


3- Ciência e Vida ( vários Autores ),Leituras da História, Fascículo 07, Editora Escala.


4- Coleção Caras - Zen ( vários Autores ),Cristalomancia, Editora Caras.


5- Eddie Van Feu, Dicionário Ilustrado de Termos Mais Usados nos Círculos Mágicos e seus Significados, Editora Escala.


6- Qualidade de Vida ( vários Autores ), Chakras, Editora Qualidade de Vida.


7- Sexto Sentido ( vários Autores ), As Novas Dimensões do Conhecimento Humano, Fascículo 08, Editora Mythos.


8- Richter Dieter & Merkell, Johannes, A Função da Fantasia dos Contos de Fadas na Educação Burguesa, Editora Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


9- www://pt.wikipedia.org


O.B.S : A cada dois Sábados serão postados novos Glossários, seguindo toda a sequência de nosso Alfabeto.


DATA DA POSTAGEM DA LETRA A : 14 DE FEVEREIRO
DATA DA POSTAGEM DA LETRA B : 28 DE FEVEREIRO

Aromas de Rosas...

Lilly Rose.

terça-feira, 10 de março de 2009

CARVALHO - A ÁRVORE MÁGICA DAS FADAS


Texto de Lilly Rose, adaptado de Ted Andrews, O Encanto do Mundo das Fadas, Editora Nova Era.

Imagem Fonte : Arte Gráfico-Visual de Angel Charlie - Arquivos de Carlos Coelho.


CARVALHO - A ÁRVORE MÁGICA DAS FADAS

A Reverência, Mágica e Sagrada do Carvalho tem seus fortes indícios já na Cultura Celta e seus Ancestrais.

Os Povos de então, e que habituados estavam com a Magia em seu Cotidiano, acreditavam existir dentro do Carvalho um Poderoso e Benéfico Espírito, possuidor de grande Força, Sabedoria e Resistência.

Tal Espírito Etérico seria tão Sábio que conheceria os Segredos da Perpetuação da Vida.

Para as Fadas, esta Sagrada Árvore funcionaria como um Portal Natural aberto para os demais Seres adentrarem com respeito, em seu Magnifico e Misterioso Reino Alado.

Em cada elevação de um Carvalho encontraría-se a moradia de uma Pequenina Fada.

Portanto, possuir uma pequena Muda de Carvalho em nossa Casa ou num Jardim tornar-se-á excelente Aprendizado para Nós Mortais angariarmos a confiança, não apenas das Fadas bem como a de outros Elementais como Elfos.

Pois estas duas Categorias de Elementais vivem em numerosas Comunidades dentro dos Carvalhos.

Sempre que encontrarmos um Carvalho viçoso, com certeza ali haverá um grande número de Fadas a proteger o Local e a Árvore.

Estas Mesmas Fadas Protetoras amam Crianças, e todo Aquele que busca uma Reconexão com sua Criança Adormecida .

Tais Fadas entre diversos Atributos como a Beleza e o estímulo à Fertilidade Feminina, possuem também o Conhecimento da Invisibilidade e da Metamorfose.


Aromas de Rosas...

Lilly Rose