sábado, 2 de maio de 2009

HOMEM VERDE CELTA - ESPÍRITO DA ÁRVORE


Texto de Lilly Rose. Adaptação de Brenda Mallon, Os Símbolos Místicos, Editora Larousse.
Imagem Fonte: www.renderosity.com ( A.M.D Digital Designs )- Arte Final L. Ferreira.

O HOMEM VERDE CELTA - UM ESPÍRITO DAS ÁRVORES

De acordo com suas Tradições, os Antigos Celtas acreditavam que dentro da Árvores além das Dríades, vivia também o " Homem Verde Celta " ou ainda o Deus da Fertilidade e da Vegetação.

Ao longo do tempo passou ele a se conhecido pelos nomes de " Jack do Bosque " ou " Robin da Floresta ".
Este Belo Deus Celta representaria o poder que as Plantas têm em trazer Crescimento, Renovação e Energia à Mãe Natureza. Frequentemente era representado coberto por Folhas.

Entalhes do " Homem Verde Celta ", eram usados por seu Povo com a finalidade de Proteger as Pessoas e seus respectivos Lares.

Ele indicaria ainda a relação da Humanidade com as Árvores e Florestas, a Força Vital e o Ciclo do Renascimento e Renovação.
Em algumas de suas representaões, folhas eram derramadas por sua boca e espalhavam-se por seu corpo, simbolizando o Crescimento incessante e abundante da Natureza.

Entalhes do " Homem Verde Celta ", eram normalmente confeccionados por madeira ou pedra, e serviam também como Proteção contra o Mal.

Exemplares de Estátuas representando o " Homem Verde Celta" estão sendo atualmente encontrados por toda a Grã Bretanha, Europa e até na Índia, sendo habitualmente ligados aos Rituais de Fertilidade e da Primavera Celta.


Aromas de Hibisco....

Lilly Rose