domingo, 19 de outubro de 2008

CONHECENDO A DOUTRINA DA GRANDE MÃE


Texto de Lilly Rose, adaptado de Vários Autores, em Especial de Eddie Van Feu.

Imagem Fonte : glimboo.com

CONHECENDO A NOVA RELEITURA DAS DOUTRINAS PRÉ-CRISTÃS - A WICCA.

Quando se começa a estudar novas Doutrinas como a Wicca, considerada uma Releitura de Costumes e Crenças Pré-Cristãos, principalmente dos Celtas ouve-se e lê-se muito sobre uma Divindade em especial alías, o Alicerce dos Antigos Celtas e da Atual Wicca, a Grande Mãe Terra ou Deusa Tríplice( Jovem, Mulher e Anciã ).

Se for realmente de seu interesse conhecer de fato a Wicca deverá ler muito e comprar livros e livros, escolhendo sempre Bons Autores e que não sejam Conservadores por demais, meu Referencial sempre foi Eddie Van Feu. Pois Radicalismo existe em qualquer Doutrina e a Wicca não é uma exceção.


Para os Antigos Celtas e outros Povos a eles Contemporâneos como os Vickings a Divindade Suprema estava normalmente associada à Magia da Mãe Natueza, que era considerada uma Extensão desta mesma Divindade Universal.

A Wicca propõe celebrar e resgatar justamente tais Antigas Crenças Pré-Cristãs e o Amor que deveríamos ter sempre em relação à Presevação da Natureza e dos demais Seres Vivos além do Ser Humano em nosso Planeta.

Diferente de outras Doutrinas a Wicca é uma Doutrina essencialmente Matriarcal, herança dos Antigos Povos Celtas principalmente.

Onde sua Divindade é uma Deusa, um Arquétipo Feminino Honrado e considerado Sagrado por seus simpatizantes e/ou praticantes.

Muitas outras Culturas Pré-Cristãs também possuíram Doutrinas Matriarcais.

Segundo Estudos Históricos e a própria Doutrina Wicca, a Deusa Mãe teria sido uma das Primeiras Divindades da Humanidade desde o Início dos Tempos, como comprovam evidências Arqueológicas , como várias Esculturas encontradas datadas do Período Paleolítico Superior ( entre mais ou menos 2.500 Anos antes de Cristo).


Em sua maioria tais evidências mostram Estátuas de Divindades de Povos daquela época, muitas delas sempre representando a Figura Feminina como principal Divindade.

Esta Deusa ou Divindade na Wicca seria a Deusa Tríplice ou a Mãe Terra, uma clara referência à Deusa Grega Gaia, que dá o nome ao nosso Planeta . Com tanta valorização à Figura Feminina você pode estar a pensar, esta Wicca é um verdadeiro" Clube da Luluzinha", e nela só entram Mulheres!

Nem pense nisto, os Homens são sempre muito Bem Vindos à esta Doutrina também.

Alías, qualquer Pessoa Honesta com Consciência de que seus Atos jamais deverão a ninguém prejudicar e que esteja na Busca do Bem Universal, isto inclui a todos os Seres Vivos da Terra e ao nosso Planeta, serão sempre muito Bem Vindos dentro da Verdadeira Wicca ou em qualquer outra Doutrina que comungue destes mesmos Objetivos .


Mas e quando a Wicca entra em nossas Vidas, o que fazer ?

Bom, em primeiro lugar se esta Doutrina ou qualquer outra ganhou um lugarzinho especial em seu Coração, lembre do principal ela não entrou alí sozinha , você permitiu sua entrada, pois só você e ninguém mais pode abrir as Portas de sua Alma e de seu Coração para o que quer que seja em sua Vida sem seu Consentimento!

Mas e quando já temos nossa própria Crença e Doutrina não importa qual, ficamos com o Coração e a Razão cheios de dúvidas e culpas e se não formos bem orientados ( lembre, nossos Pais são nossos Primeiros e melhores Orientadores), acabamos nos fechando para entendermos e quem sabe ,concordarmos com conceitos que fogem àquilo que sempre acreditamos ser o correto.

Se desejarmos entrar para a Wicca somos obrigados a desistir de nossa Crença Anterior?

Claro que não, tudo que é do Bem deve ser Somado e jamais Dividido!!

Mas Respeite sempre os Panteões, jamais misture numa mesma Oração Divindades de Diferentes Doutrinas. Não, não é pecado nenhum não, mas você irá de certo deixar tais Divindades muito confusas, e elas precisam entender claramente à quem você está direcionando sua Oração!

Quer rezar para Afrodite ? Reze numa Sexta Feira. Quer rezar para Sto Antônio reze e lembre que o dia dele é Terça feira.

Não vá querer rezar para os dois juntos e nem tentar pôr Afrodite virada de Cabeça p/baixo como fazem com nosso Querido Sto. Antônio. Parece Brincadeira ? Mas não é, isto é assunto muito sério ! Isto é uma forma simples e muito clara de entender o que siginifica misturar Panteões.

E lembre ainda, esta não é a mesma Opinião de Wiccanianos mais Consevadores que acreditam que se gostamos mesmo da Wicca só podemos seguir a Wicca e Ponto Final.

Por isto sempre indico àqueles que desejam melhor conhecer a Wicca, sem Preconceitos ou Amarras a Autora Eddie Van Feu. Ela interpreta e ensina a Wicca de uma forma aberta, simples, muito inteligente valoriza e respeita outras Crenças, e ainda nos faz conhecer todos os Bons e Sábios Conceitos e Dogmas desta Bela Doutrina sem Imposições que é a Wicca.

Mas e quando somos Adolescentes e simpatizamos com uma Doutrina diferente à de nossos Pais, o que fazer ? Primeiro lembre muito bem disto que vem a seguir :

Nossos Pais nascem e crescem em uma determinada Doutrina e é mais que Natural que queiram que seus filhos sigam aquilo em que eles sempre acreditaram ser o certo ou o melhor para nós!

E convenhamos, eles têm lá suas razões, pois afinal eles querem somente o nosso Bem. Então bater boca, além de ser um Total Desrespeito p/ com nossos Pais, acredite não irá adiantar em nada!!!

Qualquer Doutrina que valorize a Fé , nos ensine os Verdadeiros Valores a seguir e os Príncipios Éticos de Boa Conduta será sempre válida, portanto se você se sente bem com sua Crença Atual continue nela.

Mas nada lhe impede de conhecer ou estudar didáticamente novas Doutrinas como o Budismo ou até mesmo a própria Wicca.

Não queira confrontar-se com seus Pais nestes tipos de situações, pois às vezes certas Dogmas Religiosos ficam tão enrraizados em nossas Mentes, sempre nos deram conforto e segurança, que não vemos simplesmente motivo para adotar outros Padrões ou outras Doutrinas.

Provavelmente é assim é que nossos Pais pensam a respeito destes Assuntos.

Então, respeite a Crença de seus Pais não importa qual Ela seja, amadureça, estude sempre o que puder sobre novas Doutrinas voltadas para o Bem , e se depois disto tudo, ainda desejar abraçar uma Nova Doutrina como a Wicca por exemplo, aí sim forme sua própria e Consciente Opção!

E vamos falar a verdade, muitos Adolescentes ainda não adquiriram tal Maturidade para decidir algo tão importante como um Dogma Religioso diferente daquele que sua Família lhe transmitiu com todo o Amor e Carinho desde que nascemos.

Logo vá com calma, estude bastante, converse com os mais Velhos e o Tempo certamente lhe apontará qual Doutrina mais lhe tocará seu Coração....


E lembre, malandros existem em qualquer lugar e em qualquer Doutrina também.

Portanto se você conhecer algum "Wiccaniano" que lhe disser, que para seguir a Doutrina Wicca, você será obrigado(a) a participar de Rituais diabólicos, com sacríficos de Animais ou coisas piores, e mais que as pessoas são "obrigadas" a tirar suas roupas e ter relações sexuais uns com os outros para adquirirem "um Elo "(ai,ai,ai , ui ,ui,ui) mais Cósmico com a Deusa, fuja, dê no pinote, se escafeda, não caia nesta roubada. Você estará diante de um autêntico espertalhão ou um Mago de Araque....

Tudo que é feito visando O Bem e o Desenvolvimento da Verdadeira Fé, não deve cobrar nada e jamais impor-se contra sua vontade a fazer aquilo que julgar errado ou que irá contra seus Princípios Éticos. Este é um dos Preceitos Básicos da Verdadeira Wicca.

Termino este Tema com uma Frase do Mito Wiccaniano sobre a Criação:

" No Momento Infinito a Deusa se Elevou do Caos e Criou tudo Aquilo que É, Foi e Sempre Será !"

Aromas de Rosas....

Lilly Rose