terça-feira, 23 de setembro de 2008

RHIANNON - A MISTERIOSA DEUSA DAS FADAS


Texto de Lilly Rose, adaptado de vários autores em especial Rosane Volpatto.

Imagem 1 - Fonte : www.círculosagrado.com

Dentro das Antigas Tradições Galesas principamente, Rhiannon era considerada entre outros predicados a Protetora dos Cavalos e dos Pássaros.

Segundo tais Lendas Rhiannon seria no Reino Etérico a Donzela saída no Mundo Subterrâneo, para proteger seus queridos Animais.

Esta bela Deusa, de longos e Sedosos Cabelos, costumava sair montada em um Cavalo Branco, vestida com um Manto de Penas de Cisnes, sempre acompanhada de seus Mágicos Pássaros.

Outras não menos Antigas Lendas associam Rhiannon com a Deusa da Lua, dos Encantamentos, da Fertilidade e do Submundo Etérico.

Rhiannon se identifica com a Noite, Fortes Paixões e Emoções, Sangue e o Drama.


ANALOGIA ENTRE OS ARQUÉTIPOS RHIANNON E LADY GODIVA
( PINTURA DE JOHN COLLIER )

Imagem 2 - Fonte : Imagem gentilmente cedida por Rosane Volpatto.



A Deusa Rhiannon também é considerada o Arquétipo de Lady Godiva, uma Jovem e destemida Inglesa, que há 900 Anos Atrás vivia no Condado de Conventry, UK.

Casada com o Nobre Leoffric, que mais tarde tornou-se uma Figura Polítca de Destaque em Conventry, Leoffric resolveu aumentar os Impostos em sua Aldeia.

Indignada com a atitude do Esposo, e comovida com a pobreza em que vivia o Povo de sua Aldeia, após inúmeras discussões infrutíferas com o Marido, Godiva resolveu tomar uma Atitude de Protesto contra o Aumento dos Impostos e a favor dos Pobres.

Disse ao Marido, que se ele não reduzisse os Impostos, sairia completamente Nua pelas ruas de Conventry montada apenas em um Cavalo, como Protesto por sua teimosia e Ato Injusto.

Leoffric, considerou que sua Amada jamais seria capaz de tal ato, mas determinada como era em 31 de Maio de 1057, a Corajosa Godiva saiu pelas ruas de Conventry, totalmente Nua montada em seu Cavalo Branco.

Os Aldeões comovidos, em sua maioria recolheram-se em suas Casas, para não constranger tão Corajosa e Generosa Dama, que tinha apenas para cobrir-lhe o Corpo seus Longos Cabelos.

Dizem as Lendas ainda que certo Aldeão ousou olhar para Godiva e mágicamente logo após tê-la visto ficou completamente cego.

O Marido de Godiva depois de reconhecer a Determinação de sua Esposa, acabou por baixar os Impostos de Conventry.

Aromas de Rosas...
Lilly Rose