terça-feira, 15 de julho de 2008

SIMBOLISMOS, MAGIA E BELEZA DAS ROSAS


Texto adaptado do Almanaque Wicca 2006, Editora Pensamento. Os Autores do Almanaque Wicca extraíram e adaptaram suas informações de Cassandra Eason, Um Guia Mágico para o Amor e o Sexo, Editora Pensamento e do Artigo " Folklore of Roses" de Magenta Griffith, publicado no Magical Almanac.

Imagem Fonte : Imagem gentilmente cedida por Rosane Volpatto.

Para quem já habituou-se à este Mágico Cantinho, nosso Click das Fadas já deve ter percebido que minha Flor Favorita é a Rosa. O Click só não ficou todo Cor de Rosa , pois a Cor Favorita de Minhas Amadas Fadinhas é o Verde por isso, as laterais sempre verdinhas da telinha, para elas fazerem suas farrinhas sem tropeçar em tantos Mimos e lindas Mensagens que enfeitam este Jardim de Fadinhas Sapecas.

Mas agora o Assunto é o Simbolismo e Fascínio que a Rosa exerce a todos os Seres, incluindo nossas adoradas Fadas.

A Magia e Poder da Rosa foi nascendo naturalmente ao longo de nossa História. Na Antiga Grécia a Rosa já era considerada um Símbolo de Poder da Bela Deusa Afrodite, A Deusa do Amor. Posteriormente, o Cristianismo fez da Rosa o Símbolo de Maria, que às vezes é chamada de Rosa Mystica.

Segundo os relatos do Poeta Grego Anacreonte, quando Afrodite nasceu surgindo do Mar, a espuma da qual originou-se a bela Deusa , tomou a forma de Rosas Brancas.
Esta Imagem representaria a Pureza e Inocência de Afrodite.
Afrodite teve um Grande Amor entre nós Mortais, o Belo Adônis. Antigos relatos contam que quando Afrodite viu seu Amado ferido mortalmente, a apaixonada Deusa correu para socorrê-lo.
Mas no meio de sua atormentada e aflita camimhada Afrodite pisou num espinho de uma Rosa Branca e seu Sangue carregado da Magia do Amor, coloriu para sempre todas as Rosas que lhe eram Consagradas. Este Simbolismo perdurou ao longo dos Séculos e até hoje existe o costume de colocarem-se Rosas sobre os Túmulos daqueles que já fizeram sua Passagem para outro Plano, Cerimônia esta que os Povos Antigos chamavam de Rosália.

Já os Antigos Romanos atribuíam a Criação da Rosa A Deusa Flora, a Deusa da Primavera e das Flores. Quando uma de suas adoradas Ninfas morreu Flora a transformou numa Flor, a mais Bela que imaginou e pediu ajuda a todos os demais Deuses para este lindo Encantamento. Foi então que o Belo Deus Apollo, deu vida à Flor. Bacus, o Deus da Alegria e do Vinho, deu -lhe o Néctar. Pomona contribuiu para formar o Fruto. E assim, para os Romanos foi criada a Rosa. Abelhinhas que já eram naqueles tempos adoradoras de uma frondosa e cheirosa Florzinha, de imediato foram atraídas pela Rosa, e por excesso de zelo Cupido atirou Flechas nas pequeninas, que acabaram então se transformando nos Espinhos da Rosa.

De acordo com as Antigas Tradições a Rosa Branca representa a Inocência, a Cor - de -Rosa , o primeiro Amor e a Rosa Vermelha, o último e Verdadeiro Amor.

Sempre associada à Figura Feminina a Rosa também simboliza a Beleza e Devoção.
Desde a Antiguidade a Rosa sempre foi associada a Deusa Grega Afrodite.

Até hoje Rosas consagradas à esta bela Deusa na Magia, são consideradas o Elemento mais Poderoso de um Encantamento Amoroso. Desde o Botão cor - de - rosa da primeira atração inocente, passando pela Rosa Vermelha da Paixão e da Felicidade, até a Rosa Dourada do Amor Maduro, todas elas têm importância central em Rituais de Amor de todos os tipos.
Como na queima de Incensos de Rosas ou na adição do Óleo Essencial de Rosas e de Pétalas de Rosas aos Banhos para atrair o Amor, nas Receitas para o Ser Amado, cozinhando delicadamente mas sem exageros, o alimento com Água de Rosas.

As Rosas, originalmente um Símbolo de Amor e Beleza, hoje passaram a ter ainda mais um predicado para amá-las. Algumas espécies desta bela Flor possuem propriedades Medicinais para determinadas enfermidades.
E até mesmo nesta turbulenta época em que vivemos atualmente, elas continuam a ser as Flores Prediletas para se dar às Pessoas que mais Amamos !

E então, já decidiu hoje para quem você vai dar uma Bela Rosa ?

Aromas de Rosas...
Lilly Rose