quinta-feira, 1 de maio de 2008

POR QUE AS FADAS SÃO SEMELHANTES A NÓS MORTAIS ?



Texto adaptado a partir dos estudos de Lilly Rose , Revista Wicca- número 16, Autora Eddie Van Feu- Editora Escala e Revista Planeta Especial, Gnomos Fadas e Duendes, Editora Três.

Imagem Fonte: glimboo.com


Quando as meninas inglesas de Yorkshire em 1920 , as primas Elsie e Frances tiraram as polêmicas fotos das Fadas de Cottingley, o que mais incomodou a Opinião Pública de então, não foram apenas as fotos em si, mas principalmente a incrivel semelhança das Fadas com as Mulheres da época. Como podiam Fadas ostentarem cortes de cabelo à la " garçon" e vestirem-se de acordo com o "último grito " da Moda Parisiense dos Anos 20 ?

Aquele tempo foi o Apogeu do Art - Nouveau e as audaciosas Fadinhas de Cottingley se exibiam nas fotos com a mesma elegância e graça de uma estátua de Lalique. Suas cores também seguiam a moda das cores dos pintores da época como Gallé e Daum - Nancy : malva, lavanda , rosa, laranja- pálido, azul claro, e nuvens de verde. As cores das Fadas foram descritas pelas Meninas, pois naquela época as fotos eram em preto e branco apenas.

Requintes e semelhanças tão grandes só poderiam criar uma verdadeira polêmica sobre o que o Mundo estaria considerando Real ou Fantasia naquele momento.

Sabe-se sobre estas fotos, que por mais " irreais " que pudessem parecer e ainda hoje o são, ninguém jamais conseguiu comprovar que eram fraudes ou montagens.

Mas como então explicar tanta semelhança entre as Fadas e as Mulheres daquele tempo ou de qualquer outra época ?

Em postagens anteriores já comentei que as Fadas têm um dom especial para trabalhar com matérias Plásticas e Etéricas, tornando-as facilmente moldáveis à nossas forma- pensamento.

Esta é uma característica peculiar aos Elementais do Ar , atribuída não apenas às Fadas mas também aos seus irmãos, os Silfos.

Como são, elas e eles os Elementais responsáveis pela Inspiração, gostam de trazer lindas e fantásticas histórias à nossa imaginação e portanto para nos agradarem, costumam nos imitar tanto em nossas formas, roupas ou cabelos.

Assim não é de se estranhar que nos relatos de encontros com Fadas, estas se pareçam tanto com Mulheres, utilizando inclusive figurinos semelhantes aos da época em que são vistas .

OBS : Se você se interessou pelas fotos das Fadas de Cottingley, localize em meus Arquivos do Blog, o Post " O Mistério das Fotos de Cotingley", de Quinta - feira, 17/04/08 e conheça mais detalhes sobre esta fascinante e polêmica história !!! Há também referências bibliográficas do Tema, na lateral direita de sua tela ao visualizar meu Blog.



Aromas de Flores do Campo...

Lilly Rose